Notícias
“Chá Dançante” é a cor do ano para 2012
19/10/11
Estudo internacional do grupo AkzoNobel apresentou as principais tendências do mundo das cores para o próximo ano.
Kamyla Alves
2012 será o ano das possibilidades e a cor que representa tudo isso é o “chá dançante”, um tom que pertence à família dos vermelhos e oferece diversas utilidades, com um panorama de descobertas imprevisíveis, como realçar a profundidade ou o frescor de outra cor. A informação é do Colour Futures 2012, estudo de tendências de cores da Coral, apresentado na última sexta-feira (14), na Galeria Caribé, em São Paulo.

Paola Oliveira, gerente global de Colour Marketing da Akzonobel, explicou o motivo da escolha. “O vermelho permite diversos usos e remete ao pensamento de ir além das soluções óbvias e simplistas. Esse tom incentiva a mente a buscar novas ideias e possibilidades.”

As pesquisas realizadas por especialistas revelam que a cor do ano de 2012 é resultado de uma evolução. O tema ‘Recuperação’ em relação ao que sempre foi percebido como sólido e verdadeiro guiou a tendência de 2010, seguido pela ideia de ‘apreciação’ do reconhecimento do valor da simplicidade e pureza das coisas do cotidiano que guiou as idéias de 2011. O resultado da próxima tendência de cor está ligado à evolução do tema-chave. Os cinco temas desenvolvidos para 2012 são: “Mistura delicada”: que tem a intenção de oferecer calma e tranquilidade; “Uma Pequena Semente”: baseado na ligação pessoal de cada um de com a natureza e representa muito do que tem valor para a humanidade; “Meu Diário”: relacionado à nova cultura de ‘mostrar quem eu sou’ que deixou o mundo virtual e invadiu o mundo real; “Mundos Diferentes”: inspirado nas tecnologias de ponta, que nos permite estar em dois mundos ou realidades diferentes ao mesmo tempo, com pouco esforço e “Heróis Redescobertos” que revela um novo olhar ao que está a nossa volta, permitindo descobrir ou redescobrir novas possibilidades nos lugares mais improváveis, como prédios antigos e abandonados.
“A sociedade busca o que é essencial e relevante. O Colour Futures é a tradução deste comportamento”, conta Benito Berreta, diretor de Marketing da América Latina.
|