Notícias
Sitivesp realiza abertura oficial da Olitintas 2011
02/08/11
Evento de solenidade da abertura oficial da Olimpíada das Indústrias de Tintas e Vernizes marcou o início das competições que ocorrerão até o mês de novembro.
No último dia 16 de julho, o Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp) promoveu a cerimônia de abertura da 14ª edição da Olitintas. O evento, realizado no ginásio do Sesi Vila Leopoldina (SP) - CAT Gastão Vidigal, contou com o desfile e integração das equipes que disputarão as competições e foi marcado por apresentações e um jogo exibição entre os participantes da Olitintas e o time do Sesi-SP, campeão da Superliga Masculina de Vôlei 2010/2011.

Após o desfile das equipes e entrada das bandeiras, realizada por uma equipe de patinadores do Grupo Artístico Esportivo Sonho (GAES), dedicado à inclusão social e esportiva de crianças especiais, foi a vez da apresentação do Hino Nacional com a participação de um coral de crianças da Casa do Tiaminho (Associação de Amparo ao Menor, de São Paulo), seguida do acendimento da Pira Olímpica e de uma apresentação de dança do Sesi, com alunas da escola de Vila Leopoldina.
Participaram da cerimônia o diretor da divisão de esporte e lazer do Sesi-SP, Alexandre Ribeiro Meyer Pflug, que representou o presidente da Fiesp, Paulo Skaf; a diretora do Sesi Vila Leopoldina, Leni Arlete Bertolla; José Montanaro Jr., gestor técnico de voleibol do Sesi-SP; Fábio Paulo Ferreira, diretor da Ciesp - Região Oeste; Ricardo Stiepcich, presidente do Sitivesp; entre outros representantes das indústrias de tintas participantes.
“É uma alegria imensa participar dessa cerimônia, pois a Olitintas, embora seja uma competição, representa uma oportunidade de superação individual e também coletiva, que é a integração do setor de tintas”, declarou Stiepcich.
O ex-jogador Montanaro salientou que o evento propicia o reencontro de amigos e a valorização do esporte, que perpetua seus valores, estendendo-os às novas gerações.
“Para o voleibol é um prazer muito grande este contato, afinal, o Sesi existe para a indústria e estimular as práticas esportivas junto aos trabalhadores da indústria é nossa obrigação”, declarou Montanaro.
Jogo exibição

Um dos momentos mais esperados da cerimônia de abertura foi o jogo entre os campeões da Superliga Masculina de Vôlei 2010/2011 - time do Sesi-SP -, e os atletas inscritos na Olitintas para disputar as partidas de voleibol e outras modalidades esportivas. Foram disputados dois sets, nos quais o Sesi-SP venceu o time da Olitintas.
“Percebi a fisionomia dos atletas da Olitintas quando foi acesa a pira olímpica e sempre há emoção, o fogo é simbólico e contagia as pessoas. Nós ficamos honrados em participar deste momento e apesar do nível ser diferente entre as equipes, é uma grande festa, uma confraternização”, afirma o treinador do time do Sesi-SP, Giovane Gavio, que fez questão de participar da partida entrando em quadra nos dois sets.
Para o técnico da Olitintas, Guilherme André Gianasi Filho, da Basf, a partida representou uma oportunidade única para os atletas estarem tão perto dos ídolos. Segundo ele, a equipe, formada por representantes de diversas indústrias de tintas que disputarão os jogos da Olitintas, teve sua formação bastante disputada: “Todo mundo queria participar deste jogo”, conta. Nesta edição da Olitintas, cerca de 1.000 atletas disputarão 20 modalidades esportivas em diversas praças esportivas da cidade de São Paulo e municípios vizinhos: atletismo (masculino, feminino e veterano), basquetebol (masculino), bocha, boliche (unissex), ciclismo, damas, dominó, futebol de campo (principal e veterano), futebol society, futsal (principal, feminino e veterano), natação (masculino, feminino e veterano), pebolim (masculino e feminino), prova pedestre (masculino, feminino e veterano), sinuca, tênis de campo (masculino, feminino e veterano), tênis de mesa (masculino e feminino), truco, voleibol (masculino e feminino), vôlei de areia (masculino e feminino) e xadrez.
Foram formados dois grupos para o sistema de disputa: Grupo B, empresas com até 400 funcionários e Grupo A, acima de 400 funcionários. As disputas por modalidades contarão com premiação de medalhas de ouro, prata e bronze e haverá pontuação para a classificação das equipes, objetivando o troféu de campeão, vice, 3º e 4º colocados de cada grupo. As pontuações serão feitas até o 6º lugar para facilitar critérios de desempate. O Troféu Fair Play “Sérgio Monteiro” será entregue às empresas com menos cartões nas modalidades de Futebol.
|